quarta-feira, 4 de maio de 2011

Itinerário educativo e identidade cultural



Que relações podemos estabelecer entre itinerário educativo e identidade cultural?
Fonte: www.vanhoni.com.br




“É também importante reconhecer que a idéia de cidadania não pode ser separada dos espaços nos quais a cidadania se fomenta e se desenvolve. Isto sugere que qualquer luta por uma noção significativa e globalizada de cidadania, que encoraje o debate e a responsabilidade social, deve fomentar  e desenvolver as esferas públicas, tais como escolas, os meios de comunicação social e outras instituições nas quais se possam desenvolver pedagogias críticas e cívicas”.( Henry Giroux)

O homem é o sujeito de sua própria cultura, e através dela, tem a possibilidade de criar e recriar sua história no meio social em que vive.
    
A cultura faz parte do homem desde os tempos mais primitivos da humanidade, percorrendo um longo caminho até a contemporaneidade. Através da cultura o homem se constitui sujeito de sua própria história, sendo capaz de reconstruí-la de acordo com a sua identidade cultural. Assim, o homem se organiza e se comporta de forma subjetiva no ambiente em que vice, tendo sua referência cultural presente em suas ações.

Diferentemente dos animais que precisam se adaptara ao meio ambiente e ajustar-se às condições que lhe são impostas pelo meio ambiente, o homem busca transformá-lo e adaptá-lo às suas necessidades, modificando-o não somente através da tecnologia, mas também e principalmente através do uso da palavra e dos símbolos que cria para interpretar o mundo, constituindo assim, uma forma cultural de sobrevivência na sociedade.


O próprio ato de organizar simbolicamente a natureza já é uma técnica de que o homem lançou mão para transformar o universo físico de um contínuo espaco-temporal indiferenciado, num cosmo, numa estrutura significativa dentro da qual ele pudesse orientar-se.” (Alves,Rubem, p.24)

Assim, podemos conceber o homem como uma simbologia cultural através de sua interpretação de mundo, capaz de transformá-lo e agir sobre ele.


Relacionando então o itinerário educativo com a identidade cultural, podemos dizer que o educando traz para o espaço escolar toda sua bagagem cultural, através da sua experiência de vida e sua relação familiar. Colocando dessa forma, fica claro identificar que o valor semântico do itinerário educativo, é o caminho da educação percorrido pelo educando paralelamente ao seu entorno social.

Destacamos então a importância entre a relação da identidade cultural do educando sob o aspecto educacional, tendo em paralelo o educador como parte do processo do conhecimento em suas experiências escolares.

A prática pedagógica do educador frente ao contexto sócio-histórico do educando, é significativamente importante para trazer uma abordagem questionadora, crítica e desafiadora na aquisição do conhecimento, pois é através das ações problematizadoras e implementadoras do educador no espaço escolar, de acordo com a realidade sócio-histórica do aluno que se dará a aprendizagem de forma qualitativa ao educando.

Cabe então ao educador lançar mão da bagagem cultural que o educando,  como cidadão inserido na sociedade, traz para o espaço escolar, a fim de que, seja esta uma perfeita mediação do objeto do conhecimento para o processo do ensino aprendizagem, com vistas no aspecto de cidadania já adquiridos pelo educando no ambiente social em que vive.

O espaço escolar é colocado como o cenário principal da aquisição do conhecimento, nele são encontrados os meios pelos quais o educando obtém o conhecimento. É nesse espaço também que subjetivamente haverá uma intensa interação entre educador-educando e educando-educando, promovendo assim uma troca de saberes e conhecimentos entre os sujeitos.

Em resumo, no espaço escolar tende a acontecer uma multiplicidade cultural, onde devem ser levado em consideração a história sócio-cultural de cada educando nas formas do aprender e da interpretação de mundo de cada educando, viabilizando assim a tolerância, o respeito às diferenças e o conceito de democracia.

Entende-se então, a relevante importância do educador conhecer a história cultural do educando, sendo aquele potencializador dos meios pelos quais este irá percorrer o longo caminho da educação.

Nesse contexto, o educador contextualiza sua prática pedagógica e favorece o ambiente no espaço escolar para o ensino-aprendizagem e produção da cultura social da comunidade.   


Referência Bibliográfica:

Fasano,Edson. Currículo cidadão: valorização do contexto da prática pedagógica sociocultural dos alunos” para o Módulo: “Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola” – guia de estudos da Pedagogia, da Metodista EAD, 1º semestre 2011 – 3ª edição.  
 Gadotti,Moacir. Identidade cultural e itinerário educativo, por http//www.paulofreire.org/institucional (Acesso em 12/04/11)
Vieira, Maria Claudia Fernandes. É conversando que se resolve. Revista Projetos Escolares-Ensino Fundamental, Ano 5 – nº 45  

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