quinta-feira, 5 de maio de 2011

É brincando que se que se aprende...




Brincando aprendendo, e aprendendo brincando




        


Fonte: Banco de Imagens

 
Amarelinha, esconde – esconde, pula- corda, pique – agacha, ciranda ou roda...quem é que não gosta de brincar? E quem é que nunca brincou dessas brincadeiras? Quem é que não se lembra das muitas brincadeiras em turma durante as tardes na rua?E qual a criança que não gosta de brincar? As brincadeiras de infância atravessam décadas e de geração em geração, fazem parte de uma boa fase da humanidade.

O fato é que toda criança gosta de brincar. Mas no espaço escolar é possível brincar e aprender ao mesmo tempo?

Brincar é sinônimo de aprendizagem, pois é através do brincar e de brincadeiras que a criança, desde bebê passa a fazer descobertas através de atividades educativas do dia-a-dia, que permitem um modo de diversão n o processo de aprendizagem da criança.

Portanto, o espaço escolar é um lugar onde deve ser proporcionado ao aluno momentos de brincadeiras, como elemento fundamentalmente importante para o processo do ensino aprendizagem do aluno.

Para que haja uma aprendizagem satisfatória no âmbito escolar, o professor precisa lançar mão de conteúdos do interesse dos alunos, trazendo o brincar nos assuntos atuais e transversais, transmitindo o ensino de forma lúdica e divertida, mas que ao mesmo tempo produzirá o ensino aprendizagem com certeza bem mais qualitativo para o aluno.

No ambiente escolar, precisa existir um amplo espaço para que possa ser possível ao professor, planejar e desenvolver métodos atraentes e diversificados, através dos quais possa resultar na produção do conhecimento do aluno, pois além dos ensinamentos do di-a-dia, o professor deve oferecer propostas interessantes, coloridas e divertidas através do brincar e de brincadeiras, que ajudarão a desenvolver a imaginação dando significado a sua realidade de mundo.

Assim, o professor tem o papel de impactar o aluno com uma metodologia criativa e alegre que inegavelmente ira contagiar e instigar seus alunos a terem mais prazer no aprender cotidiano. Daí é fundamental que a escola dê subsídios e crie espaços no ambiente escolar que favoreçam o brincar e o aprender dos alunos, fazendo o seu papel para que os alunos tenham uma nova visão de mundo à sua volta.

O brincar favorece o desenvolvimento da criança em todos os segmentos, como, por exemplo, a cognição, as habilidades motoras, a orientação temporal, espacial e o domínio da lateralidade, uma vez que as brincadeiras dirigidas ou não, exploram o movimento corporal da criança e proporciona formas divertidas e alegres de aprendizagem. O brincar e as brincadeiras estimulam a concentração, o equilíbrio físico e emocional, e a coordenação motora, além de envolver as crianças socialmente.

Concebe-se então o brincar relevantemente importante e significativo para o desenvolvimento integral da criança, pois as brincadeiras ajudam na formação do indivíduo preparando-o para as relações que irá estabelecer no meio social, a partir de experiências vividas coletivamente, proporcionando a construção de valores, princípios e atitudes que influenciarão na sua formação, enxergando suas limitações e de seus colegas, aceitando as diferenças diante da diversidade existente no espaço escolar.

Através das brincadeiras as crianças tornam-se questionadoras, desvendam mistérios, solucionam problemas, aprendem a se relacionar, se socializam, descobrem suas diferenças.

Dessa forma, entendo que é possível, sim, brincar e aprender ao mesmo tempo no espaço escolar, pois além de um lugar aonde a criança vai para buscar o conhecimento, o espaço escolar é um lugar onde as crianças poderão viver momentos de alegria, fortalecer os vínculos de amizade, adquiri autonomia, paciência e tolerância, vivenciar novos saberes, compartilhar o conhecimento, desenvolver atividades das mais variadas possíveis, em fim, construir um mundo melhor, mais rico e mais significativo para se viver.





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